Descubra A Cabana e as Constelações Familiares

Tempo de leitura: 4 minutos

Só porque você acredita firmemente numa coisa não significa que ela seja verdadeira, você precisa ler isso!

Um homem vive atormentado após perder a sua filha mais nova, cujo corpo nunca foi encontrado, mas sinais de que ela teria sido violentada e assassinada são encontrados em uma cabana nas montanhas.

Anos depois da tragédia, ele recebe um chamado misterioso para retornar a esse local, onde ele vai receber uma lição de vida.

Assim é o filme A Cabana, escrita pelo canadense William Paul Young em 2007, cuja ficção religiosa já vendeu 22 milhões de cópias e criou uma legião de seguidores que se identificam com a aventura mística do protagonista Mackenzie Allen Phillips, o carpinteiro (Sam Worthington).

Mack leva sua família para acampar em um bosque e sua filha caçula desaparece, no que pode ser um rapto. Não tarda para que a suspeita de sequestro se confirme e, para piorar, bem… não vamos dar spoiler.

A notícia gera no peito de Mack – um cristão devoto – uma sensação de absoluto desespero o que acaba por desconectá-lo de seus parentes.

Um dia, uma carta aparece em sua caixa de correio convidando-o a voltar ao chalé onde os vestígios da garota foram encontrados. A necessidade de se vingar do homem que sequestrou sua criança arrasta ele de volta à floresta, para a tal “cabana”.

Lá, ele tem uma epifania: um encontro com o Divino, representado por três entes místicos que se dizem fatias de Deus.

Mas entre o divino e as frustrações, muito tem o filme sobre o método das Constelações Familiares, Hellinger desenvolveu seu método a partir de observações empíricas, fundamentadas em diversas formas de psicoterapia familiar, dos padrões de comportamento que se repetem nas famílias e grupos familiares ao longo de gerações.

A Constelação Familiar ou Sistêmica olha para as diversas consciências as quais somos tomados. Sabendo ou não, querendo ou não, gostando ou não, pertencemos à um grupo, a um sistema, a uma família, funcionamos assim.

Porém o que fica deste filme é a necessidade de percebemos a vida de um ângulo maior, e muitas vezes só nos conectamos com um fato por aquilo que vivenciamos e deixamos de observar o que veio antes ou depois.

Estou falando da justa razão para aquele fato ter acontecido. E, “só porque você acredita firmemente numa coisa, não significa que ela seja verdadeira”. (Young, W.)

Cine Coaching: A Cabana.

Se quiser saber mais sobre como funciona o Cine Coaching clique aqui.

Apesar de ter lido várias críticas ofensivas à interpretação e construção do filme com uma apologia barata de indução à sensibilidade, acredito que o sentido do filme é ilimitado.

Para os que assistem com um olhar além da tela, poderão perceber as grandes Leis Sistêmicas, independente de religião ou religiosidade.

Perceber a Lei de Pertencimento, Hierarquia e Equilíbrio na construção do enredo, transformar e ressignificar o passado em uma jornada de autoconhecimento preso em uma cabana na presença de Deus, é poder ter sempre uma segunda chance.

Espero sinceramente que nós não precisemos deste recurso para perceber o sistema em que vivemos e a partir de cada ferida, possamos encontrar novas saídas. Não podemos modificar o passado, mas escolhemos como vamos viver daqui para frente, diante de nossos traumas.

Outro ponto muito importante é perceber que ficamos congelados onde nos faltou amor. O processo de constelação familiar revela traumas de nossa vida ou mesmo registros de nossos antepassados onde o fluxo da vida ficou paralisado.

Assim trazendo uma nova ordem, ressignificando e restaurando o fluxo do amor.

Não vou adentrar em críticas sobre o filme, porém deixo aqui minha dica para essa semana, no qual a mensagem e reflexão saltam a tela, se assim estiverem disposto a enxergar com outros olhos.

Os fãs do livro sairão da sala felizes e quem nunca ouviu falar será levado a refletir sobre culpa, perdão e transcendência, o que, digamos, não é nada mal.

Se prepare para assistir filmes com um olhar totalmente diferente.

Uma incrível obra cinematográfica que vai te passar uma grande lição com a ajuda dos Coaches Márcio Ferreira e Josi Donatti.

Se você acredita que pode ir além do que você imagina, você está no lugar certo.

Cine Coaching Ciência de Triunfo é uma maneira interativa de descobrir novos aprendizados, desvendando as mensagens que se escondem por trás das cenas.

É introduzido o tema e logo depois de assistir o filme, se inicia uma interação entre todos os participantes, sobre suas diferentes percepções.

Para o encerramento é realizado uma dinâmica de Coaching que promove autoconhecimento e reflexão.

Faça sua inscrição gratuita aqui no CINECOACHING e identifique onde questões pessoais suas estão impactando seus resultados.

Saiba mais CLICANDO AQUI 

Gostou do que leu e fez sentido para você? Curta, comente e compartilhe com quem você ama, afinal nem sempre temos uma segunda chance como em A Cabana.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *