Descubra como arrumar um emprego de maneira rápida

Descubra como arrumar um emprego de maneira rápida

Tempo de leitura: 5 minutos

Procurar um emprego nem sempre é uma tarefa fácil, ainda mais com o mercado tão competitivo e a crise econômica enfrentada pelo Brasil.

Procurar emprego envolve tempo, dedicação, foco, momentos de ansiedade, medo e caso a pessoa não consiga um trabalho de forma rápida, ela ainda tem que lidar com problemas financeiros.

A verdade é que apenas um currículo bem estruturado e capacitação não garantem o alcance de um emprego. Existem algumas ações e estratégias capazes de auxiliar quanto a uma recolocação rápida no mercado de trabalho.

Confira como agendar sua sessão de Coaching, clicando aqui.

Dicas de como arrumar um emprego rápido

Separei algumas dicas de como arrumar um emprego rápido, saiba a seguir:

Mercado

Mesmo fora do mercado de trabalho, é essencial que a pessoa se mantenha atualizada sobre informações, tendências e demandas da sua área de atuação. Dessa forma, fica mais fácil identificar as oportunidades de emprego.

Rotina

Engana-se quem pensa que procurar emprego significa apenas mandar um currículo aqui e outro ali. É preciso criar uma rotina, separar um tempo do dia para procurar emprego, estipular um número de vagas para se candidatar por semana, entre outras ações.

Networking

É preciso manter o networking ativo, ou seja, a pessoa deve estabelecer contanto com amigos, antigos colegas de trabalho, familiares, ex empregadores, colegas de faculdade, professores, etc. Todos devem estar cientes que o indivíduo procura emprego, pois dessa forma, eventualmente algum deles pode indica-lo para determinada vaga.

Eventos

Participar de eventos e feiras na área de atuação é uma ótima maneira de garantir que as organizações vejam e tenham interesse na pessoa, além de maximizar seu conhecimento sobre a realidade das mesmas.

Foco

Um erro muito comum praticado por quem procura emprego é mandar currículo para toda e qualquer empresa. O indivíduo deve pesquisar as melhores organizações para se trabalhar dentro do seu ramo de atuação, ou seja, aquelas que oferecem benefícios e remuneração desejada e assim, focar seus esforços para ser contratado pelas mesmas.

Capacitação

Procurar emprego não quer dizer que a pessoa pode se contentar em apenas mandar currículos da sua casa. É fundamental que a pessoa se mantenha atualizada profissionalmente por meio de workshops, cursos online, pós-graduações, intercâmbios, etc.

Meio online

As redes sociais são utilizadas para diferentes tipos de interação, inclusive as profissionais. Elas são grandes aliadas para quem deseja arrumar um emprego rápido. Facebook, Twitter, Google+, LinkedIn, são algumas das plataformas onde é possível interagir com as empresas, aprimorar o networking, ficar a par sobre vagas em aberto, entre outras ações. A pessoa que não está presente no meio online, minimiza bruscamente as suas chances de arrumar um emprego rápido.

Ainda se tratando da internet, existem sites onde o indivíduo pode cadastrar o seu currículo e buscar por vagas condizentes com o seu perfil e experiência profissional. Além disso, muitas empresas divulgam em seus sites, ofertas de emprego, o que amplia a pesquisa de quem procura um emprego.

Atitudes que valorizam o profissional perante as empresas

Certas atitudes são bem vistas pelas organizações e maximizam as chances da pessoa arrumar um emprego rápido. Saiba mais:

Ter um currículo com dados pessoais, formação, experiência, atividades extracurriculares e objetivo profissional de forma clara e correta, além de informações verídicas e atualizadas;
Possuir bagagem e experiência profissional;

Conhecer e estudar a empresa em questão, seu ramo de atuação, concorrentes, produto/serviço, missão, visão e valores, entre outras informações, através do seu site e redes sociais;

Durante a entrevista, usar palavras e frases que o recrutador deseja ouvir e assim, atrair a sua atenção;

Ter linguagem corporal, postura, gestos, tom de voz, expressões faciais e oratória adequados;
Se vestir de forma apropriada, de acordo com o perfil da vaga da empresa;

Passar confiança e segurança no momento da entrevista;

Chegar com antecedência para o recrutamento;

Ter uma boa relação e referências de empregos anteriores;

Possuir perfis nas redes sociais discretos e que passem credibilidade.

Coaching como auxiliador para arrumar um emprego rápido

As técnicas e ferramentas de diversas áreas e ciências utilizadas pelo Coaching, auxiliam a pessoa a arrumar um emprego rápido. Isso ocorre pois a metodologia tem como objetivo, potencializar as chances do indivíduo se recolocar no mercado de trabalho, além de garantir:

Expansão do autoconhecimento;

Reformulação da carreira através de um planejamento eficaz;

Definição de ações e estratégias assertivas;

Desenvolvimento de habilidades e competências;

Aprimoramento da capacidade de comunicação;

Identificação dos pontos de melhoria;

Aperfeiçoamento do relacionamento interpessoal;

Gestão de tempo;

Mudança de comportamentos e pensamentos sabotadores;

Aumento da autoconfiança;

Desenvolvimento da inteligência emocional;

Visão sistêmica;

Capacidade de negociação;

Extinção das crenças limitantes;

Reconhecimento da motivação;

Potencialização dos pontos fortes;

Maximização do foco;

Desenvolvimento de habilidades de liderança;

Resolução de problemas;

Superação de dificuldades.

Não existe fórmula mágica, arrumar um emprego rápido requer iniciativa, persistência e foco. Nesse sentido, muito mais do que fazer com que uma pessoa consiga aquela tão desejada vaga, o Coaching visa o desenvolvimento do potencial infinito do indivíduo, para que assim, ele se aperfeiçoe não apenas enquanto profissional, mas também enquanto ser humano.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *