Descubra uma nova ferramenta que está mudando as Organizações

Tempo de leitura: 2 minutos

Quais são os problemas mais comuns nas empresas? Uma empresa depende de processos bem estruturados através dos quais membros satisfeitos e qualificados possam entregar produtos ou serviços de qualidade.

A Constelação Organizacional é uma metodologia de consultoria e suporte oferecida a empresas e organizações. Baseada na Constelação Familiar, desenvolvida pelo filósofo e psicoterapeuta alemão, Bert Hellinger, tem como objetivo oferecer soluções efetivas aos problemas relativos ao contexto empresarial.

Por muitas vezes as empresas se veem diante de situações complexas que parecem não ter explicação. Conflitos interpessoais, falta de crescimento, dificuldade de inovação, constante perda de clientes, vertiginoso crescimento da concorrência, entre outros. Seus dirigentes buscam, por meios próprios ou através de consultoria especializada, encontrar a origem do problema e então saná-lo. Entretanto isso nem sempre é possível.

O que há de errado?

Uma análise simplesmente racional pode fornecer algumas pistas, mas nunca a visão geral. As Constelações Organizacionais podem dar o elo perdido e trazer à luz, dinâmicas até então desconhecidas, encaminhando a empresa para uma solução.

A constelação organizacional é certamente uma das inovações mais eficientes e desafiadoras no ambiente de consultoria nos últimos anos. A particularidade é que esse método permite uma nova “visão interior” da própria Organização, de seus problemas e seus potenciais ocultos, gerando assim novas soluções para o cliente.

Pessoas, equipes e empresas são bem-sucedidas quando estão bem posicionadas, quando cada integrante ocupa o lugar certo e é reconhecido conforme o bom resultado na sua função (posição).

Mas o que uma constelação Organizacional pode mostrar?

  • Existe um chefe?
  • Quem é que manda nessa empresa?
  • Existe uma ordem ou ela está perturbada?
  • Cada um tem o seu lugar?
  • Todos estão contentes com o seu lugar? (por exemplo, de acordo com a sua qualificação, idade, tempo de firma?)
  • Todos estão ligados à empresa? São todos leais?
  • Alguém foi excluído? Alguém quer ir embora?
  • Onde está o cliente e o produto?
  • Qual o tipo de relacionamento da empresa ou dos funcionários com o cliente e o produto? O dar e o receber está equilibrado?
  • Existe um padrão de fracasso na empresa?

 

A Constelação Organizacional também inspira as lideranças a uma percepção diagnóstica, desenvolvendo melhores estratégias e tomada de ações em processos a serem iniciados ou já em andamento.

A aplicação geralmente se dá dentro da própria empresa ou organização, através de entrevistas pessoais e/ou dinâmicas com os gestores e colaboradores das áreas a serem diagnosticadas.

Nos próximos posts desta série abordaremos com mais detalhes como é uma Constelação Organizacional na prática, seus princípios e porque esta nova metodologia está sendo tão respeitada.

Vivencie hoje mesmo o processo de Constelação Familiar. Reserve sua vaga clicando aqui.

Estamos esperando seu comentário, porque amamos evoluir pessoas. Compartilhe.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *